terça-feira, 4 de maio de 2010

      O Cérebro Humano - Memória e Aprendizado.









Já aconteceu com você?



Em uma conversa de um determinado assunto com um colega, uma dúvida surgiu, porém não conseguiram chegar á uma conclusão! Após uma semana, o assunto “aparece” em sua mente e com a resposta que procurava.


Já parou para pensar, o porque isso acontece?


Em nosso cérebro temos os Sistemas sensoriais que são as estruturas responsáveis pela percepção de estímulos provenientes do ambiente(exterorreceptores) e a do interior do corpo(interorreceptores), na qual são encontrados nos órgão dos sentidos:pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais.Os fatos captados pelos sentidos são registrados como dados. Existem casos, em que alguns dados são armazenados na memória e no momento adequado recuperamos os dados (momentos, objetos, etc). Como no exemplo da conversa com o colega.O cérebro não para de funcionar, e processa dados de diferentes assuntos ao mesmo tempo.


Tenho uma amiga,vestibulanda que adora Física.Veja uma conversa no msn:


Amanda diz(amiga)


deixa eu te perguntar, a força do vento, de um sopro tem nome


Roberto diz: (professor de física)


toda força é medida em N = newton


Amanda diz:


sim


Roberto diz:


não sei se tem algum estudo especifico sobre o vento ... que leve algum nome especial


Amanda diz:


o vento se propaga em ondas


(imagine uma pedra caindo na água


Roberto diz:


nunca parei para pensar em vento pelo conceito de ondas


sei que os ventos iniciam-se pela corrente marítima


Amanda diz:


sim
é q eu tava pensando hoje, dai pesquisei
mas n tem nada, só tem sobre a formação de tornados,essas coisas sabe


Amanda diz:


então é assim, posso estar doida, pode n fazer sentido, mas eu viajei legal hj ,eu acho q as forças dos ventos é uma mistura de força centrípeta e ondas


Roberto diz:


como chegou a essa conclusão?


Amanda diz:


do mesmo jeito que a força centrípeta "gira" e quando cessada a força o objeto sai de maneira tangencial (ao rompimento) NÉ ! uma força aplicada em uma partícula tangencialmente verticalmente, ela tende a girar, e quanto maior a força, maior o eixo, daí pensei assim, eu aplico o sopro numa colher de sopa com um pouco de água e uma partícula, vai girar com a propagação de


*(dava pra ver as ondinhas na colher) e aplicado com uma força continua, e não alterada, ela vai girar uniformemente (como se fosse MRC)


Roberto diz:


é dessa forma que todo o conhecimento científico se desenvolveu ... e mesmo que alguém já tenha provado isso ... você teve a mesma percepção sem ter lido nada sobre o assunto .. o que te faz tão melhor quanto a pessoa que tem a teoria


Amanda diz:


e pode perceber
ja viu dunas, ou o deserto do Arizona
são puras ondas formados por ventos


Roberto diz:


sim sim .. vc tem razão


Amanda diz:


os ventos moldam as partículas da forma q ele interage com ela


- Julia diz (eu)

vixiii =o
APLAUSOS
bela análise.

Amanda diz:

*DETALHE: ISSO TUDO PQ QUANDO EU TAVA FAZENDO MIOJO, FUI EXPERIMENTAR AQUELE CALDO AGUADO E TINHA UM PEDACINHO DE VERDE, ASSOPREI, E AQUILO GIROU E NÃO ME SAIU DA CABEÇA KKKKKKKKKK

Viram, o cérebro não para de funcionar!! É Incrível.

Um comentário: